Exposição de Rubens Matuck na BVL vai até março de 2018

E tem muito mais: correio elegante, jogos para acertar o nome do livro e avançar casas em um tabuleiro ou mesmo criar cartões usando o alfabeto em braile

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) ficará fechada ao público nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Mas no fim de dezembro, a biblioteca promove atrações gratuitas para divertir toda a família.

A BVL promove uma série de atividades da equipe de atendimento que integra o projeto Ação Educativa para entreter crianças e adultos. Vai ter brincadeiras de correio elegante, jogos para acertar o nome do livro e avançar casas em um tabuleiro ou mesmo criar cartões com desenhos e escrever seu nome usando o alfabeto em braile.

Quem visitar a BVL poderá conferir a Exposição: Caderno Villa-Lobos 2015-2017, o novo trabalho do artista plástico Rubens Matuck, onde estão expostas reproduções fac-símile de seu caderno de viagem com anotações e desenhos de suas idas ao parque por dois anos. Matuck é um artista plástico formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Desde a década de 1970 desenvolve aquarelas, pinturas a óleo, esculturas, tipografias e gravuras. Há anos realiza estes cadernos de viagens, onde documenta sua paixão pela biologia.

“Os cadernos de viagens relembram história do livro bizantino, que começou no século II da era cristã. Até a Idade Média, existiu o códice, quer era uma espécie de pergaminho ou manuscrito que se constituía numa espécie de livro e foi importante para a transmissão da memória”.

Confira a programação completa do final de ano:

Dia 21, quinta-feira

Das 9h30 às 18h30 – Exposição: Caderno Villa-Lobos 2015-2017
Reproduções fac-símile do caderno de viagem que o artista Rubens Matuck compôs durante suas idas ao Parque Villa-Lobos, entre 2015 e 2017. Curadoria: Beatriz Matuck.

Das 11h30 às 12h30 – Correio Elegante Literário
Correio elegante em que as mensagens são retiradas dos livros.
Com equipe BVL.

Das 14h30 às 15h30 – Qual é o Filme?
Adivinhe qual é o filme a partir da trilha sonora, imagem em alto relevo e cheiros.

Das 16h às 17h – Luau BVL
O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura e poesia e oferece espaço para apresentações artísticas.

Dia 22, sexta-feira

Das 11h30 às 12h30 – Riddlezinho (enigma)
Estímulo à criatividade, lógica, capacidade analítica e de intuição, além de desenvolver a curiosidade por áreas como cinema, literatura e artes.
Faixa etária: 7-11; 12-17 anos.
Com equipe BVL.

Das 14h30 às 15h30 – Cheiro de quê?
Adivinhe os cheiros distribuídos em pequenos potes.

Às 15h – Hora do Conto
Carne de língua, de Ilan Brenman.

Das 15h às 17h – Clube de Leitura
Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.
Com equipe BVL.
Não é necessário inscrição.

Das 15h30 às 16h30 – Brincando e Aprendendo
Brincadeira: estourar bexigas.

Dia 23, sábado

Curadoria: Beatriz Matuck.

Das 10h30 às 11h15 – Lê no Ninho
Estímulo de iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizado junto a pais e responsáveis. Assim, a aproximação a livrinhos lúdicos pode ser replicada em casa, criando um ambiente leitor.
Com equipe BVL.

Das 15h às 17h – Jogos para Todos!
Nessa oficina de xadrez, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
Com Carlos Oliveira.

Às 16h – Hora do Conto
Pedro, José e João, de Luís da Câmara Cascudo.
Narração de histórias em Libras com interpretação para o português.
Com o Grupo Mãos de Fada.

Dia 24, domingo. (fechada)

Dia 25, segunda-feira (fechada).

Dia 26, terça-feira

Curadoria: Beatriz Matuck.

Das 16h30 às 17h30 – Jogos Sensoriais
Jogos e brincadeiras que estimulam habilidades sensoriais e a memória de pessoas com e sem deficiência.

Dia 27, quarta-feira

Das 10h30 às 11h30 – Pintando o 7
Mosaicos inspirados nas obras de Candido Portinari.
Com equipe BVL.

Às 14h – Pontos MIS – Exibição do filme:
Onde vivem os monstros
Direção: Spike Jonze, EUA, 2009, 104 min., animação, livre. Vozes: Max Records, Catherine OHara, Forest Whitaker.

Das 16h30 às 17h – Leitura ao Pé do Ouvido
Nicolau São Norte e a batalha contra o rei dos pesadelos, de Laura Geringer e William Joyce.

Dia 28, quinta-feira

Das 11h30 às 12h30 – Perfil Literário
Acerte o nome do livro e avance as casas do tabuleiro.
Faixa etária: 7-11 e 12-17 anos.

Das 16h às 17h – Luau BVL

Dia 29, sexta-feira

Das 14h30 às 15h30 – O que é, o que é?
Crie cartões com desenhos e escreva seu nome usando o alfabeto em braile.
Faixa etária: 4-6 e 7-11 anos.

Às 15h – Hora do Conto
O homem que enxergava a morte, de Ricardo Azevedo.

Das 15h30 às 16h30 – Brincando e Aprendendo
Mímica.

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Parque Villa-Lobos
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros
Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
Todas as atividades são gratuitas.