Parque Villa-Lobos abriga diferentes atividades neste fim de semana

Neurolinguistica, práticas para melhorar o sono e diabetes são alguns dos temas abordados

Texto: Eli Serenza
Fotos: Divulgação

 

O 11º Piquenique Azul, evento promovido pela ADJ Diabetes Brasil, neste sábado (17/03), no Parque Villa-Lobos, vai pôr todo mundo para dançar ao som de marchinhas de carnaval. O evento, que tem início às 10 horas e prossegue até às 14 horas, foi a forma encontrada por Nathália Noschese para desmistificar o diabetes, com o qual convive desde 1 ano de idade. O projeto desenvolvido por ela a partir de 2016, como representante da ADJ Diabetes Brasil e Young Leader pela International Diabetes Federation (IDF), busca promover atividades coletivas, encontros e formação de grupos que aproximem pessoas portadoras da doença, mas também seus familiares, amigos e todos os que se interessam em aprender mais sobre o assunto.

Para a realização do piquenique, os organizadores pedem que os participantes colaborem levando comida e bebida em quantidade suficiente para ser partilhada com outros. Além disso, todos devem vestir uma roupa azul, mas podem usar ou improvisar fantasias, para participar do carnaval fora de época, concorrendo ao concurso programado, com criatividade e alegria. Haverá várias atividades gratuitas, incluindo a apresentação da peça “Blogueiros do Diabetes”, pelo grupo de teatro Roche.

No mesmo dia, outro evento no Parque Villa-Lobos vai dar o que pensar. A VII Semana do Cérebro, que tem como tema este ano “Curta seu cérebro”, visa compartilhar o conhecimento sobre o órgão que comanda o corpo humano, por meio de vários tipos de programas e atividades. Organizado pela Faculdade Paulista de Medicina (UNIFESP), por meio do seu Departamento de Psicobiologia, o  evento recebe apoio tanto de órgãos internacionais, como a Dana Foundation, quanto nacionais, como a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.

Entre as ações programadas, estão atividades multissensoriais (ilusões auditivas e visuais), tarefas de memória e jogos de tabuleiro, misturando neurociência, exercício físico e atividades de pintura para crianças.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 50% da população global sofre com algum tipo de distúrbio do sono, atividade fundamental para o descanso do cérebro. Entre eles, está a apneia, caracterizada por interrupções involuntárias da respiração enquanto se está dormindo. Para melhorar a qualidade do sono, o Parque Villa-Lobos sedia o evento que celebra o dia Mundial do Sono, iniciativa promovida pelo VitalAire para conscientizar os participantes sobre a importância da saúde do sono na qualidade de vida.

Para marcar a data a Caminhada Pro Sono, será realizado no domingo (18/03), das 7h30 às 12 horas, com a orientação de um professor de Educação Física para a prática de atividades que ajudam o corpo na hora de relaxar e dormir.

Serviço

Piquenique Azul (Diabetes) – das 10 às 14 horas
IIV Semana do Cérebro – das 9 às 16 horas
Caminhada Pró Sono – a partir das 10 horas
Local: Parque Villa-Lobos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, nº 1025
Telefone: (11) 2683.6300