Parque Villa-Lobos recebe 6ª edição da Mostra Jovens Designers

O resgate dos conceitos artesanais e a preocupação ambiental são destaques da exposição 16 Março, 2018

Texto: Eli Serenza   Fotos: divulgação
Revisão: Cris Leite

Começa sábado, 17 de março, no Parque Villa-Lobos, a 6ª edição da Mostra Jovens Designers que tem como objetivo estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Este ano, a edição conta com 88 alunos de 34 universidades de todo o País, apresentando projetos nas áreas de produto, gráfico e moda, com destaque para conceitos artesanais, produções customizadas e preocupação ambiental nos trabalhos apresentados.

Realizada pela Origem Produções, com patrocínio da Braskem, via Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio da Tok&Stok, a 6ª edição da Mostra Jovens Designers tem curadoria do designer Auresnede Pires Stephan, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).  Fizeram parte do comitê de seleção, entre outros, o designer Ademir Bueno, master em Gestão de Negócios pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e gerente de Design e Tendências da Tok&Stok; André Poppovic,  da Oz Design, coordenador Executivo das V e VI edições da Bienal de Design Gráfico ADG/Brasil, e Levi Girardi, vencedor por 16 vezes do iF Design Awards, considerado o prêmio máximo do setor e visto como um dos principais selos de excelência em design do mundo.

Conferência Jovens Designers

Nesta edição, acontece junto à mostra, a primeira edição da Conferência Jovens Designers. A proposta é que estudantes da graduação em Design apresentem, em até 15 minutos, os trabalhos que estão desenvolvendo e que consideram interessantes para serem compartilhados.

Serão quatro apresentações por dia, de 20 a 23 de março. Ao final das apresentações, um professor convidado conduzirá as reflexões junto ao público participante. Confira os nomes já confirmados:

Dia 20/3, às 10 horas, Claudia Facca, coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Dia 21, às 10 horas, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli, docente do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Dia 21, às 15 horas, Marcelo Kammer, docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Dia 22, às 15 horas, Jacqueline de Castro, docente das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), pertence ao grupo de pesquisa LaFormA – Laboratório de estudos da Forma Arquitetônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Dia 23, às 15 horas, Susy Amantini, coordenadora dos cursos de Bacharelado em Design, Tecnólogo em Design de Moda e Tecnólogo em Design de Interiores das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), integra o Grupo de Pesquisas em Design Aplicado à Saúde.

6ª Mostra Jovens Designers
Abertura: 17 de março
Visitação: até 2 de junho
Ingressos: Entrada gratuita
Local: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros – São Paulo
Visitas monitoradas pela exposição, abertas ao público, com agendamento prévio.

Conferência Jovens Designers
De 20 a 23 de março
Inscrições gratuitas 30 minutos antes do início. Vagas limitadas.
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205 Alto de Pinheiros, São Paulo