faixapos6


Ana Maria Baroni


 Apresentou sua dissertação de mestrado no dia 04 de outubro de 2005 com o título:
Caracterização do sistema fotossintético em folhas de plantas jovens de
Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil).


Caracterização do sistema fotossintético em folhas de plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil) 


RESUMO

A exploração do pau-brasil caracterizou o primeiro ciclo econômico de uma série de outros, baseados na utilização de espécies vegetais nativas dos biomas brasileiros, sendo registrado como uma das primeiras interferências responsáveis pelo desmatamento e fragmentação do bioma da Mata Atlântica ao longo de toda a faixa litorânea Hoje o pau-brasil é apenas uma das espécies que compõe o complexo sistema vegetacional denominado Mata Atlântica que engloba um mosaico diversificado de ecossistemas, incluindo manguesais, florestas de restinga e florestas pluviais.

Os processos do desenvolvimento vegetal estão intimamente relacionados à luz, tanto por sua importância na produção de fotossintatos como por representarem um sinal seguro de mudança de estação, garantindo à planta preparar-se para condições adversas. Por isso, a luz é um dos fatores ambientais mais críticos na determinação do êxito de alguns indivíduos de certas espécies em relação a outras, sendo a competição por luminosidade de fundamental importância para o crescimento e a sobrevivência das espécies.

O objetivo do trabalho foi caracterizar a plasticidade fotossintética em plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil) submetidas a diferentes intensidades de luz.

As plantas foram crescidas em condições de 20%, 40% e 80% de luz solar total (LST) em sombrites. Foram avaliados a área foliar, altura e número de folhas. Acompanhamento diário de assimilação de CO2. Curvas de assimilação de CO2 frente à variação de luz. As Análises de plasticidade fotossintética da espécie foram feitas através da troca de ambiente luminoso com a análise de folhas maduras e jovens depois da troca de ambiente luminoso. Cálculo da Razão de Área Foliar (RAF= área foliar total/ massa seca total); Área Foliar Específica (AFE = área foliar / massa foliar seca); Massa Foliar Específica (MFE= massa foliar seca / área foliar) que é o inverso da AFE e dá uma estimativa da espessura foliar; Razão de Massa Foliar (RMF = massa foliar seca / massa seca total); Razão Raiz Parte Aérea (R:PA= massa seca da raiz / massa seca da folha).

De um modo geral nestas primeiras avaliações das curvas de respostas à luz, verificou-se que as plantas transferidas para condições de alta para baixa luminosidade (80% para 20% e 40% de LST) respondem com a diminuição da respiração no escuro e apresentam valores de assimilação maiores ou iguais aos valores apresentados na condição anterior (maior luminosidade).

Ao contrário, plantas transferidas de condições de baixa para alta luminosidade após 11 meses, respondem com o aumento da respiração e ponto de compensação de luz e apresentam valores de assimilação menores ou iguais à condição anterior de baixa luminosidade além de tenderem à fotoinibição, principalmente em tratamentos extremos de luz (20% para 80% de LST).

Plantas mostram melhor desempenho plasticidade fotossintética quando são crescidas em ambientes com maior luminosidade.

Observações preliminares em um bosque homogêneo experimental sugerem que o pau-brasil seja uma espécie formadora de banco de plântulas e que as reservas de suas sementes sejam rapidamente metabolizadas. Em 20% de LST as plantas aumentam a respiração e sofrem mudanças em relação aos parâmetros de crescimento, sugerindo que a espécie sob a planta mãe, esteja investindo carbono para seu crescimento.

A melhor condição de luminosidade verificada foi em plantas crescidas em 40% de LST onde a aclimatação fotossintética a um novo ambiente de luminosidade (80% e 40% e LST) ocorre mais rapidamente.

Portanto, C .echinata, é uma espécie de meia sombra bem adaptada às variações dinâmicas de larga amplitude na luminosidade na floresta tropical, o que sugere que esta seria uma espécie secundaria no processo de sucessão ecológica.


pdf_grande

Ana Maria Baroni
Caracterização do sistema fotossintético em folhas de plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil)


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES