Adoção dos Trechos

Ao se tornarem Parceiras, as empresas se responsabilizam pelos custos de implantação e/ou manutenção de trechos das margens do Rio Pinheiros.

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente fica encarregada de colaborar na elaboração do projeto de paisagismo, auxiliando e acompanhando a adoção dos parâmetros que garantem a revitalização das margens do rio, desde a recuperação do solo, escolha da vegetação adequada, além de aprovar o projeto proposto.

Atualmente a gestão e operação de todas as atividades referentes à implantação e à manutenção dos trechos do Pomar Urbano são administradas pela Coordenadoria dos Parques Urbanos – CPU, criada em 2012.

As parcerias são regidas pela Resolução SMA Nº 74, de 10 de setembro de 2014. Aos parceiros cabe a contratação de mão de obra para a implantação e manutenção do trecho, sem qualquer tipo de transação financeira entre o governo e as empresas.

Esta parceria pode ser divulgada em placas de 4m², instaladas a cada 500 metros ao longo da Marginal Pinheiros.

Dos 29 trechos, 22 já tiveram projeto paisagístico implantado, sendo o apoio privado necessário, nesses casos, apenas para manutenção. Para recuperação de toda a margem do rio, falta implantação de apenas 7 trechos.

Ao aderir ao projeto Pomar Urbano, as empresas demonstram consciência ambiental e responsabilidade social, contribuindo de forma efetiva para a recuperação de uma área de grande significado para a cidade de São Paulo.

Clique na imagem para visualizar todos os trechos

 

Contato para parcerias: (11) 2683-6300 / pomarurbano@sp.gov.br