Proteção e restauração de mata ciliar

O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora. O programa de governo, que envolve 12 secretarias de estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

O programa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.

 

*dados atualizados em 08/2017

Foram realizados plantios em áreas prioritárias de 91 municípios. São 6.651 hectares em processo de restauração, o que equivale a mais de 11 milhões de mudas (considerando o espaçamento padrão 2m x 3m, ou seja 1667 mudas por ha) plantadas ou 9.404 campos de futebol (O padrão Fifa tem o campo oficial com 7.140m2). O programa ainda conta, atualmente, com 17 projetos prontos para contratação e mais de 119 mil hectares disponíveis para receber projetos de restauração, utilizando-se de informações prestadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Mais de 3.000 hectares disponíveis para restauração se encontram em Unidades de Conservação.

 

Metas
Com este Programa, será promovida a restauração de cerca de 20 mil hectares de matas ciliares.
A meta da primeira fase do programa, iniciou a recuperação de 4.464 hectares de matas ciliares, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas. Para março de 2018, a meta é que 7.200 hectares iniciem seus processos de recuperação.

Certificado e  Selo Nascentes
Pode receber o Certificado toda pessoa física ou jurídica que execute um projeto de restauração ecológica dentro do Programa Nascentes, aprovados pelo Comitê Gestor.

Os projetos voluntários que restaurem pelo menos 10 hectares, ou que para o cumprimento de obrigações legais adicionem 10 hectares ao projeto ou realizem o dobro da restauração exigida, garantem à empresa o Selo Nascentes, ícone do comprometimento com a preservação do meio ambiente e preocupação com a segurança dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Maiores informações:  Resolução SMA nº 50, de 24 de julho de 2015