Árvore-Equivalente

Árvore-Equivalente (AEQ) é a unidade-padrão criada para mensurar as obrigações de reposição florestal, bem como os projetos de recomposição de vegetação.

Em outras palavras, para essa unidade-padrão são convertidos os passivos (obrigações de reposição florestal) e os ativos (resultados de projetos de recomposição de vegetação), considerando as características da vegetação e a importância das áreas para a conservação da água e da biodiversidade.

A conversão para uma mesma unidade, a AEQ, possibilita que os detentores de obrigações de reposição florestal exigida por lei para compensar a supressão de vegetação nativa financiem a implantação de projetos de recomposição em áreas prioritárias, viabilizando o direcionamento dos investimentos, que já ocorreriam, para áreas de maior relevância para a conservação da água e da biodiversidade.

Os detentores de obrigações podem solicitar o cálculo para a conversão de sua obrigação em AEQ na agência da Cetesb onde foi firmada a obrigação. Mais informações