Proteção e Manejo de fauna silvestre

O Programa Ninhos instituído no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente otimiza e direciona recursos para a execução de projetos voltados à proteção e manejo de fauna silvestre.

Apoia diretamente os empreendimentos de uso e manejo de fauna silvestre localizados no Estado de São Paulo, sem fins comerciais ou amadores, devidamente autorizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O apoio aos empreendimentos de fauna visa à sustentação ou ampliação da capacidade de recebimento, destinação e manutenção de animais silvestres, sobretudo, oriundos de apreensões e à execução de ações estratégicas de conservação em uma abordagem única envolvendo a conservação de populações e espécies da fauna silvestre integrando a conservação em vida livre e em cativeiro.

Os empreendimentos apoiados pelo Programa Ninhos enquadram-se nas categorias de uso e manejo de fauna silvestre: Centros de Triagem e de Reabilitação de Animais Silvestres – CETAS/CRAS, Áreas de Soltura e Monitoramento de Fauna Silvestre, Mantenedores de Fauna Silvestre, Jardins Zoológicos e Criadouros Científicos para fins de pesquisa e de conservação.