Secretário do Meio Ambiente fala aos associados do Secovi-SP

Maurício Brusadin foi o convidado da reunião Política Olho no Olho, promovido pela entidade

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

“É possível desenvolver lucratividade com preservação ambiental”, disse o secretário do Meio Ambiente Maurício Brusadin em sua palestra no Política Olho no Olho, encontro promovido pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP), na terça-feira (6/2). O secretário foi recebido na sede da entidade por Caio Portugal, vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da entidade.

Brusadin discorreu sobre os principais projetos e programas de sua pasta, tendo por foco específico o desenvolvimento do setor imobiliário. A celeridade do licenciamento ambiental, cobrado pelo setor, também foi objeto de comprometimento do secretário, que falou sobre o processo de digitalização dos processos de licenciamento que Cetesb implantou.

A par disso, o Secovi-SP e a SMA deverão estruturar, nos próximos meses, uma série de iniciativas para conferir ainda maior celeridade aos processos. Um dos destaques é a proposta de Brusadin de organizar cursos conjuntos sobre as regras e as etapas de licenciamentos, com abordagem das peculiaridades e exigências, para que a tramitação de projetos na Cetesb seja mais rápida.

Brusadin também sugeriu que o Secovi, a Cetesb e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) se juntem para enviar ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) uma moção para que o governo federal faça uma correção nos modelos que o Iphan exige para cada autorização dos empreendimentos.

Outro tema importante levantado na palestra foi a construção sustentável. “Vamos criar um grupo conjunto para apresentar para os governos estadual e federal um projeto que dê incentivo para a construção sustentável de interesse social”, finalizou Brusadin.

Maurício Brusadin foi entrevistado por Caio Portugal