http://www.ambiente.sp.gov.br/sicar

Atenção!

Prazo para inscrição no SICAR-SP foi prorrogado para todos os imóveis rurais; novo prazo estabelecido é 31 de dezembro de 2017, conforme Lei Federal 13.295/2016.

Para mais informações, consulte nosso Mural e outras seções do site.

Bem-vindo(a) ao portal do SiCAR-SP.

Para as últimas novidades do nosso sistema, por favor, confira nosso Mural de Avisos

Este portal apresenta diversas seções para auxiliar e informar proprietários, posseiros, técnicos e cidadãos em geral interessados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Programa de Regularização Ambiental (PRA) do estado de São Paulo.

Aqui você pode encontrar material informativo sobre a legislação ambiental, material destinado aos usuários do sistema (capacitação e instrução), notícias, dados públicos e informações de contato, entre outros.

O que é o SiCAR-SP?

O Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado de São Paulo – SICAR-SP – é o sistema que permite o cadastramento dos imóveis rurais paulistas no CAR. O cadastro eletrônico é obrigatório e gratuito, sendo que pequenas propriedades e posses rurais têm apoio do poder público para realizar sua inscrição. São definidas como pequenas propriedades e posses imóveis de até 4 Módulos Fiscais de área, índice que varia conforme o município.

Os imóveis rurais têm até o dia 31 de dezembro de 2017 para fazer sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Além do CAR, o SiCAR-SP compreende também o módulo de Adequação Ambiental, atualmente em desenvolvimento. Esse módulo é destinado à regularização ambiental dos imóveis que precisam realizar ações para atenderem às exigências da legislação ambiental quanto às áreas sob regime de proteção: Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Áreas de Uso Restrito. O sistema calculará automaticamente a necessidade de recomposição a partir das informações prestadas pelo usuário, bem como vai oferecer opções para que seja feita uma proposta de adequação. A opção de adesão ao PRA deve ser disponibilizada em breve por meio desse módulo, a partir de Resolução da Secretaria do Meio Ambiente.