Inventário Florestal

fig1 O “Inventário Florestal da Vegetação Natural do Estado de São Paulo” constitui uma seqüência das ações que o Instituto Florestal tem desenvolvido objetivando efetuar o mapeamento e a avaliação dos remanescentes da vegetação natural do Estado de São Paulo para fins de estudos e controle da dinâmica de suas alterações.
O atual trabalho é um produto digital sendo que as bases georreferenciadas estabelecidas permitem a associação de informações geográficas com banco de dados convencionais.

Os resultados do levantamento dos remanescentes são apresentados, em tabelas e espacialmente, considerando-se as diferentes Regiões Administrativas e Unidades de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e Municipios.

 

fig2 Importante conquista do “Inventário Florestal da Vegetação Natural do Estado de São Paulo” foi a conversão das antigas legendas utilizadas na vegetação natural para o sistema de classificação fisionômico-ecológico e hierárquico utilizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de caráter mais universal.
Ao mapear com exatidão e em formato digital o tamanho, a forma e o tipo fisionômico-ecológico dos fragmentos da vegetação natural, este Inventário permite que tanto o Poder Público como a sociedade monitorem alterações e/ou agressões a estes poucos remanescentes da cobertura vegetal nativa do Estado de São Paulo.