Governo do Estado de São Paulo Sistema Ambiental Paulista

Protocolo Climático do Estado de São Paulo – 2º ciclo (2016)

O Protocolo Climático do Governo Estado de São Paulo é uma iniciativa de adesão voluntária para estimular as empresas a reduzir emissões de gases de efeito estufa e adotar ações de adaptação às mudanças climáticas.

Ao integrar o Protocolo, a empresa poderá informar suas emissões anuais, a metodologia utilizada para mensurá-las, o alcance das informações (se limitadas às operações diretas ou se abrangem toda a cadeia de valor), se os dados foram validados por uma certificadora e eventuais metas para diminuir a liberação dos gases-estufa.

No que concerne à adaptação, a companhia poderá comunicar a existência de indicadores de vulnerabilidade e ações para atenuar os impactos das alterações no clima.

Quanto mais respostas forem dadas às questões do formulário do Protocolo, mais alta será a pontuação da empresa na iniciativa. O preenchimento do formulário permitirá ao Governo identificar empresas e entidades líderes em estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e estabelecer políticas públicas que visem à melhoria da competitividade das empresas por meio da utilização de tecnologias limpas.

A iniciativa faz parte das ações climáticas que o Governo de São Paulo apresentou em Paris na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima  em 2015. No centro das atenções desse histórico evento, esteve a adoção de um acordo global para conter o aumento na temperatura do planeta neste século abaixo do limite de segurança de 2 graus Celsius.