O Centro de Transportes, no uso de suas atribuições, orienta o procedimento para o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos – CONTROLAR – a ser realizado para os veículos oficiais lotados nas unidades.

Lembrando que sem a aprovação pela Inspeção Veicular não será permitido o Licenciamento 2013 pelo DETRAN.

PREPARAÇÃO PARA O LICENCIAMENTO 2013

Os responsáveis pelos procedimentos de documentação de veículos deverão realizar a solicitação de Licenciamento 2013 através de notificação por e-mail ao transportes.sma@ambiente.sp.gov.br, observando as orientações listadas:

  1. Certificar-se de que tais veículos já possuam a Aprovação do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos – SP – CONTROLAR – do ano.
  2. Envio de 1 cópia (legível) de cada Comprovante da Inspeção Veicular – CONTROLAR, por e-mail, malote ou pessoalmente, solicitando então o Licenciamento dos respectivos veículos.

Obs: orienta-se evitar transtornos em relação às cópias de documentos, sendo recomendado providenciá-las a partir de máquinas de Xerox ou Scanner com resoluções adequadas para a leitura dos dados.

  1. Envio dos comprovantes de pagamento de multas em pendência até o período.

Os pedidos de Licenciamento junto ao Centro de Transportes passam por análise e preparação, o que significa: análise de pendências junto aos órgãos, isto é, multas e documentações que se façam relevantes à liberação para licenciamento; entrega de documentos junto ao DETRAN; recebimento dos documentos, processamento e envio para as unidades regionais.

LICENCIAMENTO VEICULAR* – CRLV – 2013

PLACAS

Mês de Licenciamento

Final 1

ABRIL

Final 2

MAIO

Final 3

JUNHO

Final 4

JULHO

Final 5 e 6

AGOSTO

Final 7

SETEMBRO

Final 8

OUTUBRO

Final 9

NOVEMBRO

Final 0

DEZEMBRO

*Veículo Automotor, Reboque e Semi-Reboque

Informamos que o tempo de espera para a emissão dos novos documentos pelo DETRAN é de no mínimo 15 dias.

Por isso, pede-se a colaboração em relação ao período hábil para a Inspeção Veicular – CONTROLAR outrora orientado e às pendências de multas ou outras que seja de conhecimento pelos responsáveis dos veículos, enviando-nos os comprovantes até o 1º dia do mês estipulado para licenciamento.

Para orientações sobre o Programa de Inspeção e Manutenção Veicular – SP – CONTROLAR 2013, vide Procedimentos para

Inspeção veicular – CONTROLAR. 
Também pede-se a compreensão quanto a alguns outros mecanismos, como:

LICENCIAMENTO VENCIDO

Os veículos com documentação vencida são bloqueados automaticamente pelo SAF – Sistema de Administração de Frotas de Veículos, impossibilitando emitir Fichas de Controle de Tráfego – FCT e realizar viagens.

Em hipótese alguma o veículo poderá trafegar sem o Licenciamento do ano vigente. Incorre em multa ao condutor e apreensão do veículo. 

BLOQUEIO DE VEÍCULOS PELO SAF

Lembrando que os bloqueios de veículos são automáticos pelo Sistema de Administração de Frotas de Veículos, os motivos normalmente são por vencimento de licenciamento, ou desatualizações e outras.