Vem chegando o “Verão no Clima”

Foi dada a largada! Daqui a quinze dias a campanha “Verão no Clima” desembarcará nas praias de 16 municípios do litoral paulista. Mais de 350 monitores e coordenadores, aproximadamente 1.500 voluntários, tendas temáticas fixas e itinerantes, contando com toda a estrutura do Sistema Ambiental Paulista, tendo à frente a Secretaria do Meio Ambiente e apoio das prefeituras, organizações não governamentais e patrocinadores, irão desenvolver ações voltadas a conscientizar os turistas e frequentadores das praias a uma mudança de comportamento. O objetivo é manter as praias limpas e gerar menos resíduos, evitando assim a propagação de doenças e ajudando a preservar o meio ambiente. Ubatuba, Peruíbe, São Vicente, Praia Grande, Mongagá, Ilhabela, Iguape, Ilha Comprida, Guarujá, Cubatão, Caraguatatuba, Cananéia, Bertioga, Itanhaém, Santos e São Sebastião receberão atividades.

O diferencial desta campanha, inspirada no projeto iniciado na década de 80 pela Cetesb, será a abordagem de temas relacionados às mudanças climáticas e à chamada “pegada zero”, contribuindo para a redução do efeito estufa.  Toda a campanha será realizada com o mínimo de produção de resíduos, e toda a logística da operação foi pensada em reduzir as emissões de gases que contribuem para o aquecimento do planeta.

Como estratégia de divulgação e conscientização, estão sendo programadas corridas de pedestres, caminhadas, mutirões de recolhimento de lixo nas praias e no mar e trabalho voluntário de ambulantes nas areias. As tendas ou módulos de campanha terão a temática de educação e conscientização ambiental.

Serão 27 dias de campanha, de 4 de janeiro a 18 de fevereiro de 2018, com ação direta nas praias de quinta-feira a domingo. A campanha já está sendo divulgada, a partir desta quinta-feira (21/12), por meios digitais. Serão abordados temas como mudanças no clima, bons hábitos de descarte do lixo e resíduos, redução de consumo, prevenção de eventos naturais, alimentação saudável na praia e no verão, insolação e desidratação e proteção contra os raios ultravioletas, raios e tempestades.

Neste início do verão, marcado oficialmente a partir de hoje, convidamos a todos a entrarem no clima!

Seguem os links de todas as nossas redes.

Facebook:https://www.facebook.com/VeraoNoClima/

Instagram:https://www.instagram.com/veraonoclima/

Twitter:https://twitter.com/VeraoNoClima

Site:http://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/