Secretário do Meio Ambiente visitou São Sebastião e Caraguatatuba no final de semana

As atividades deste final de semana fizeram parte do Projeto “Verão no Clima”

O secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, esteve neste final de semana no Litoral Norte, onde participou de atividades do projeto “Verão no Clima”, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em 16 municípios do litoral paulista, com o objetivo de conscientizar e esclarecer turistas e população local sobre hábitos corretos de descarte e redução de resíduos nas praias e unidades de conservação da faixa litorânea. Mais de 350 monitores e cerca de 1.500 voluntários estão diretamente envolvidos nesta campanha de conscientização e educação ambiental, que teve início no último dia 04/01 em Santos e se estenderá até o final do carnaval.

Sábado em São Sebastião

No sábado (06/01), em São Sebastião, o secretário e o prefeito municipal, Felipe Augusto, participaram das atividades. A primeira foi no Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, onde percorreram a trilha que dá acesso à cachoeira do Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, na costa sul da cidade, numa extensão de 1,5 quilômetro. A “Trilha do Ribeirão do Itu”, como é conhecida, recebeu intervenções da secretaria municipal de Serviços Públicos (SESEP), com supervisão dos técnicos da Fundação Florestal. Para o secretário Maurício Brusadin, “dá para ver o compromisso da gestão municipal com o meio ambiente, em uma cidade como São Sebastião, onde o turismo é a válvula econômica principal. É muito bom saber que a cidade também está preocupada com a preservação da nossa mata e de nossas praias”, destacou Brusadin.

O Núcleo São Sebastião, criado em 1988, com extensão de 26.268 hectares, reúne importantes áreas, onde se concentram nichos ecológicos para a alimentação e abrigo de espécies marinhas, como a Praia Brava e todo o costão rochoso de Maresias, além das penínsulas localizadas entre as praias de Paúba, Santiago, e Toque-Toque Pequeno e Grande.

Durante o encontro, o secretário aproveitou para anunciar a doação de uma máquina trituradora de galhos para auxiliar nas intervenções do município. “Como pudemos notar, o ecoturismo é muito forte em São Sebastião e nós queremos contribuir com isso”, afirmou.

Na sequência, Brusadin e as autoridades municipais visitaram a praia de Juquehy, também na costa sul da cidade, onde está um dos pontos fixos do projeto. O outro ponto fixo de atividades é na praia de Maresias. Na costa norte, também neste final de semana, estavam previstas equipes de monitores na praia da Cigarras, para orientar turistas e moradores sobre os hábitos corretos de descarte e redução de resíduos.

O prefeito Felipe Augusto reforçou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento do ecoturismo. “Estamos muito felizes em receber a visita do secretário Maurício Brusadin, que veio até São Sebastião para acompanhar de perto um pouco do nosso trabalho e conhecer as nossas belezas naturais. Hoje marcamos o inicio da retomada de todas as atividades turísticas voltadas para as trilhas ambientais”, afirmou. E para o secretário adjunto de Meio Ambiente de São Sebastião, Auracy Mansano, toda a campanha se resume a uma frase “Verão no clima ambiental, menos lixo e mais vida”.

 

Domingo em Caraguatatuba

 

No domingo (07/01), o secretário Maurício Brusadin participou de uma caminhada ecológica, de conscientização pela preservação do meio ambiente, na praia do Indaiá, em Caraguatatuba. Com percurso de 2,5 quilômetros, a saída da “1ª. Caminhada Verão no Clima” aconteceu de manhã, da Praça Tom Ferreira (“Praça do Skate”), no centro, e teve organização das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Esportes e Recreação. O percurso seguia pela avenida beira-mar até a Ponte do Indaiá e retornava pela praia. No mesmo local, simultaneamente, aconteciam diversas ações esportivas, como alongamento, dança, remada de “stand up paddle”, vôo livre e apresentações de manobras na pista de skate.

Brusadin, ao lado do prefeito Aguilar Junior e de vereadores e secretários municipais. esteve ainda na abertura oficial da Arena Verão Esportiva 2018 de Caraguatatuba, também na praia do Indaiá, que receberá durante todo o mês aulas gratuitas de alongamento e de zumba, contando com “espaço kids”, para as crianças, com brinquedos infláveis e atividades lúdicas. O destaque da abertura, com a arena coberta lotada, foi um jogo entre a Seleção Brasileira Máster de Futsal contra a Ferroviária, de Araraquara.

Todo o litoral

​Por todo o litoral paulista, estavam previstos para o fim de semana que passou atividades nas praias de Guarujá (Tombo, Pitangueiras, Astúrias e Mangue do Perequê), Santos (Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e José Menino), São Vicente (Itararé), Praia Grande (Boqueirão e Cidade Ocian), Bertioga (Boraceia e Enseada), Cubatão (Parque do Perequê), Peruíbe (Costão e Ribamar), Mongaguá (Centro e Agenor de Campos), Itanhaém (Centro e Gaivotas), Cananeia (Beira Mar e Pereirinha -Ilha do Cardoso), Iguape (Centro, Barra do Ribeira e Balsa), Ubatuba (Picinguaba, Maranduba e Enseada) e Ilhabela (Perequê e Curral), além de São Sebastião e Caraguatatuba.

De acordo com a coordenadora do projeto Verão no Clima e representante da SMA, Maria de Lourdes Rocha Freire, a idéia a partir deste ano é conscientizar a população da importância do cuidado com o seu próprio lixo nas praias. “Nosso objetivo é preparar uma campanha 100% limpa e preservando o meio ambiente. Para isso, todo o nosso material de divulgação é feito em redes sociais, “internet” e sem a impressão de materiais gráficos ou de sacolinhas”, explicou.

No Guarujá, a comunidade local se mobiliza e espalha a conscientização ambiental nas praias do município, onde estava previsto mutirão de limpeza no Mangue do Perequê, no último dia 06/01, das 08h00 às 12h00. Conforme representantes da comunidade, alguns locais costumam chamar de de “Mané” quem suja praias e ruas da cidade, e sempre que possível compartilham mensagens de conscientização e reeducação aos fãs nas redes sociais. “Adoramos praias limpas, portanto ‘não seja Mané!’, diz a mensagem divulgada nas redes sociais, que apoiam o projeto Verão no Clima.

O projeto foi criado pela SMA, com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Fundação Florestal, e parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais (ONGs). Seguem os links de todas as nossas redes sociais com as informações do “Verão no Clima”:

Facebook: www.facebook.com/VeraoNoClima/

Instagram: www.instagram.com/veraonoclima/

Twitter: twitter.com/VeraoNoClima

Site: www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/