Quiosque do Clima recebe a visita de Brusadin

As boas práticas dos quiosques de praia em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, para evitar e reduzir o uso de resíduos descartáveis de plástico, como canudos, copos, pratos e talheres, foi o que mais chamou a atenção do secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, que acompanhado pelo prefeito Marco Aurélio Gomes, inaugurou nesta quinta-feira (11/01) o “Quiosque do Clima”, dentro das atividades do Projeto Verão no Clima. Também acompanharam Brusadin o secretário municipal de planejamento e Meio Ambiente Ruy Santos e o diretor de Meio Ambiente Willian de Souza Carrillo.

“É sempre um prazer visitar Itanhaém, que tem sido modelo na gestão ambiental, conforme a posição no Ranking do Município VerdeAzul pode atestar (9º lugar em todo o Estado, 1º na Baixada Santista). Ficamos satisfeitos em ver tantas pessoas engajadas em participar da limpeza das praias e da conscientização, além da receptividade do público. Parabenizo também os quiosques pela adesão ao Verão no Clima”, afirmou o secretário estadual Maurício Brusadin.

Instalado na praia do Centro, altura do nº 692 da Av. Presidente Vargas, este quiosque modelo (Quiosque Moai), instalou bituqueiras na praia e faz a gestão dos resíduos em parceria com a cooperativa de catadores.

Outro quiosque parceiro do Verao no Clima é o Requintes,na praia do Bopiranga. Para reduzir o lixo gerado, a proprietária Sonia Tamaki substituiu copos e bandejas descartáveis por materiais reutilizáveis e disse que os banhistas aprovaram a mudança.

Outra iniciativa que deu muito certo mistura consciência ambiental, criatividade e bom humor. O quiosque do Bezerra da Praia promove gincana e sorteios entre os banhistas que recolherem e descartarem corretamente o lixo. “Cada sacolinha cheia de lixo dá direito a um cupom e, na parte da tarde, fazemos o sorteio de porções, bebidas e outros prêmios, tudo para incentivar a população a cuidar de seu lixo.”

Brusadin destacou que A ideia é replicar esses modelos nos demais quiosques em todas as mais de 60 praias abrangidas pelo projeto, até o próximo verão.
O secretário também visitou o Instituto Gremar, que, entre suas ações, faz monitoramento ambiental e reabilitação de animais.

Equipe em Itanhaém

Mongaguá

Além de Itanhaém, o secretário visitou, no período da tarde, a tenda do Verão do Clima instalada na Praia do Centro, em Mongaguá, próximo à Praça do Samba e do Corpo de Bombeiros. Ele foi recebido pa equipe de monitores do Verão no Clima, pelo vice-prefeito Marcio Gomes de Melo e pelo diretor de Meio Ambiente Marcelo Ramos.

As tendas da campanha Verão no Clima, espalhadas em várias praias de 16 municípios do litoral paulista, já receberam desde a semana passada a visita de mais de 800 pessoas, interessadas em informações, atividades ou brincadeiras de educação ambiental.

Cerca de 12 mil frequentadores e turistas dessas praias foram abordados pelos monitores do projeto, recebendo informações de consumo sustentável e responsável, para manter as praias limpas.

Maurício Brusadin destacou a importância do projeto, que visa a uma mudança de comportamento da sociedade a fim de garantir a biodiversidade marinha e a saúde humana. Ele também fez questão de agradecer o apoio da Polícia Ambiental neste projeto, assim como das ONGs que abraçaram a causa do Verão no Clima.