12 dicas para curtir a praia com crianças

Texto: Anna Karla Moura

Curtir uma praia com a família no verão é tudo de bom, mas imprevistos às vezes acontecem. Para nenhum incidente estragar o clima do seu verão, fique atento a algumas dicas que o Sistema Ambiental Paulista preparou para quem pretende ir à praia com crianças.

1 – Não esqueça do filtro solar. 

Prefira os horários em que a exposição ao sol é mais segura. Pela manhã, antes das 10 horas e no fim da tarde, após as 16 horas, são os melhores horários para curtir a praia com as crianças. Se possível, leve guarda-sol, chapéu e use roupas com proteção UV.

2 – Mantenha as crianças sempre hidratadas. 

Leve água de casa. Se comprar na praia, descarte corretamente a embalagem junto com os resíduos recicláveis.

3 – Leve lanches leves.

Prefira lanches que não estraguem rápido e fáceis de serem consumidos. Frutas, sucos naturais e água de coco são opções saudáveis e práticas. Se comprar alimentos na praia, verifique a procedência e as condições de higiene dos produtos.

4 – Não esqueça os brinquedinhos de praia. 

Se não tiver em casa, dá para improvisar com potinhos e utensílios plásticos de cozinha.

5 – Leve toalhas e roupas secas.

No caminho de volta para casa, troque a roupa das crianças. Se possível, dê uma ducha de água doce antes de vestir a roupa limpa. A remoção da areia e da água salgada ajuda a evitar assaduras.

6 – Evite tumultos e agitação.

Procure uma praia com mar mais tranquilo, raso, sem ondas fortes, e, de preferência, em um ponto próximo a um guarda-vidas.

7 – Nunca perca as crianças de vista. 

As praias lotam no verão e tanto o mar, como o ambiente com pessoas desconhecidas, oferecem riscos. Tenha o “babá da vez”. Um adulto de cada vez se responsabiliza pelas crianças.

8 – Identifique as crianças.

Coloque pulseirinhas onde constem o nome da criança e os contatos do responsável e as oriente sobre os riscos que aquele ambiente oferece.

9 – Evite lugares próximos a embarcações e jet-skis.

Se observar algum comportamento inadequado por parte dos condutores de algum veículo desse tipo, denuncie à guarda costeira e avise ao guarda-vidas de plantão.

10 – Não esqueça de levar repelente.

Verifique se a praia que frequenta costuma ter muitos insetos.

11 – Observe a qualidade da água da praia que pretende visitar. 

Não entre, nem permita que as crianças entrem no mar quando a água estiver imprópria para banho. A água poluída põe em risco a saúde de todos, mas crianças e idosos são ainda mais vulneráveis.

Você pode conferir a qualidade das águas das praias e das represas no site da Cetesb.

12 – Nunca esqueça de coletar o lixo.

Recolha o lixo  que você produziu e descarte de forma apropriada.

Conheça mais 13 dicas que preparamos para que você entre no clima do verão de forma sustentável.