Verão no Clima presente em sete municípios no fim de semana

Foto: Coleta de Bituca/Prefeitura de Itanhaém

Celebração do aniversário de Praia Grande contou com várias atividades do Verão no Clima; em Itanhaém, foram retirados 78 quilos de lixo na praia

A 1ª Caminhada dos Emancipadores, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, marcou o aniversário de 51 anos de emancipação político-administrativa da cidade, na manhã da sexta-feira (19/01).
A caminhada começou às 8h30, na Praça dos Emancipadores, no Boqueirão, e foi até a Fortaleza de Itaipu, no Canto do Forte. Antes, às 8h, na abertura do evento, foi realizacdo o Tributo aos Emancipadores.

Além da caminhada, nas praias do Boqueirão e do Canto do Forte, houve também o mutirão de limpeza. A ação contou com a presença de 30 pessoas, de diversos representantes de organizações não governamentais (ONGs) e de associações que apoiam a defesa do meio ambiente.
O secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista, ressaltou a importância da limpeza das praias. “Em apenas duas horas, recolhermos 263 quilos de microlixo, incluindo tampinhas de garrafa, bitucas de cigarro, canudinhos, pequenas embalagens. Justamente, o tipo de lixo ingerido pelos animais marinhos e aves”, comentou o secretário.

Em Itanhaém, foi também realizado o mutirão de limpeza, com o apoio de moradores e membros de entidades. Segundo a prefeitura, o mutirão reuniu 96 pessoas na praia do Centro, onde foram recolhidos 78 quilos de lixo, sobretudo plásticos, papéis e outros materiais utilizados por banhistas e que podem causar sérios danos aos animais marinhos. No total, foram recolhidos 11.394 itens, entre eles, latinhas de cerveja ou refrigerante, copos, tampas, palitos de madeira, caixas de cigarro, isopores, latas de tinta, fraldas, talheres de plástico, vidros, alumínios, chinelos e apetrechos de pesca, incluindo até mesmo uma dentadura.

Fora todo esse material, ainda foram recolhidos 8.919 bitucas de cigarro, equivalente a 7 kg de um material que contém diversas substâncias tóxicas.

Os participantes inscritos anteriormente na ação receberam kits com camiseta, par de luvas e sacola. Depois, eles se dividiram em equipes, separados por tipo de material a ser coletado.

As organizações não governamentais (ONGs) que apoiam o Verão no Clima em Itanhaém são Instituto Gremar, Associação Ecológica Tucuxi e Ecosurf.

Além de Praia Grande e Itanhaém, o Verão no Clima esteve presente em Bertioga, Ilha Comprida, São Sebastião, São Vicente e Mongaguá com atividades tais como: corrida, caminhada e mutirão de limpeza das praias.
As tendas do projeto Verão no Clima estão espalhadas em diversas praias dos 16 municípios do litoral paulista.

Turma que participou da caminhada e corrida em São Vicente

Onde o Verão no Clima estará no próximo fim de semana

O Verão no Clima estará presente no próximo fim de semana (25 a 28) nos municípios de: Itanhaém, Cananéia, Peruíbe, Caraguatatuba e São Vicente.

Veja a programação completa no: http://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/agenda/

As inscrições para quem quiser participar das corridas, caminhadas e mutirões podem ser feitos no http://www.ambiente.sp.gov.br/veraonoclima/inscricoes/.