Muito agito no litoral nesse fim de semana com o Verão no Clima

O município de Peruíbe foi palco, na última sexta-feira (26), de uma caminhada do projeto “Verão no Clima” com a participação de cerca de 500 pessoas. Os participantes percorreram três quilômetros, da Avenida Mário Covas, à beira mar, até a unidade do Corpo de Bombeiros. Além da corrida, as pessoas ainda tiveram fôlego para participar de um mutirão de recolhimento de lixo na orla da praia.

A atividade contou com o apoio e a alegria de muitas crianças, acompanhando o carro de som e animando os participantes. A Sabesp também participou fornecendo água para todos os presentes. Essas atividades em Peruíbe, integradas ao “Verão no Clima”, foram organizadas pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes da cidade, e fizeram parte das atividades do Programa Peruíbe Sustentável e do Verão 2018.

No sábado (27), em Santos, aconteceu à atividade “Consuma São”, realizada pela equipe de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, com o objetivo fazer com que os participantes reflitam sobre seus hábitos de consumo. Os visitantes puderam conversar com os integrantes do projeto sobre como contribuir para a conservação marinha e costeira.

O domingo (28) também foi um dia cheio de atividades o “Verão no Clima” na Ilha do Cardoso, litoral sul. As atividades ocorreram ao longo de todo o dia e em diversas localidades. Na praia do Pereirinha/Itacuruça, área do Parque Estadual da Ilha do Cardoso – teve corrida de sete quilômetros; no Quiosque do Tiago a animação ficou por conta da Banda Juruvas, regada com muito forró, incentivando os moradores e turistas a zelar pelo local.

Em Cananeia, na Praça Martim Afonso, aconteceu o Passeio Ciclístico do Descobrimento, com a Bike Caiçara; e intervenção da Trupe da Sucata – Pensando Bem! , através de atividades de educação ambiental e muita música. Essas ações foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Turismo e Cultura da prefeitura de Cananeia.

Até o final do carnaval, ainda acontecerão vários mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, tendas temáticas e abordagens à visitante nas praias municípios do litoral paulista. A atividade faz parte do Projeto Verão no Clima 2018, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que busca sensibilizar turistas e moradores para manterem as praias limpas.