As melhores praias para crianças em São Paulo

Texto: Anna Karla Moura

Quem melhor que os moradores locais para indicar as praias mais legais para ir com criança no litoral do Estado de São Paulo? Preparamos uma listinha com as dicas que recebemos dos monitores do projeto Verão no Clima, moradores das cidades do litoral paulista.

E você? Conhece alguma praia legal para ir com criança aqui em São Paulo? Compartilha nas nossas redes sociais com a hashtag #édepraia .

Praia Guaecá em São Sebastião (foto: Ivano Gutz / CC BY SA 3.0)

Guaecá, Baleia e Baraqueçaba, em São Sebastião

Com quase 100 quilômetros de faixa litorânea, São Sebastião conta com muitas praias ideais para o público infantil. Areia fina, água transparente, mar tranquilo e limpinho… Guaecá, Baleia e Baraqueçaba são apenas algumas das ótimas opções no município.

Praia de Tabatinga em Caraguatatuba (foto: Silvio Emanuel Fernando / CC BY SA 3.0)

Cocanha e Tabatinga, em Caraguatatuba

Quiosques, aluguel de caiaques e mar tranquilo fazem da praia da Cocanha uma das favoritas das famílias em Caraguatatuba. Na praia de Tabatinga, o mar é calminho e sem ondas. Só tome cuidado com o grande movimento de embarcações.

Praia Julião em Ilhabela (foto: Priscila Mayumi de Souza / CC BY SA 3.0)

Julião, em Ilhabela

A praia do Julião, também conhecida como prainha, tem mar calminho e bastante área sombreada. O acesso é feito por uma trilha pavimentada e acessível. As crianças vão curtir os peixinhos que podem ser vistos próximo às pedras. Se puder, leve uma máscara de mergulho para conseguir vê-los mais de perto.

Praia Boqueirão Sul em Ilha Comprida (Daniel Souza Lima / CC BY SA 3.0)

Boqueirão do Sul, em Ilha Comprida

Ilha Comprida tem 74 quilômetros de praias e a grande maioria é boa para crianças. Evite a Ponta da Praia, onde o mar se encontra com o “mar pequeno”, pois lá a correnteza é mais forte. No município, pode-se encontrar praias com dunas preservadas e areia branquinha. É uma ótima região para observar aves.

Praia na Ilha do Cardoso, em Cananeia

Pereirinha, na Ilha do Cardoso, em Cananeia

Para chegar ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, é preciso fazer uma travessia de barco que dura cerca de 20 minutos. A criançada vai curtir os golfinhos que se exibem ao longo do caminho e na própria praia do Pereirinha. Além da praia, o parque oferece diversos outros atrativos, como trilhas, sambaquis e um Centro de Visitantes. Neste ano, a novidade é o aluguel de caiaques, que conta inclusive com monitores para orientar os visitantes.

Praia do centro, em Peruíbe (foto: João Scarpi / CC BY 3.0 )

Praia do Centro ao Jardim do Imperador, em Peruíbe

Quando a maré está baixa, essa faixa de praia em Peruíbe fica legal para curtir com as crianças. Guarda-vidas são facilmente encontrados ao longo de todo o trecho e a praia tem uma boa estrutura, com muitos quiosques, que disponibilizam banho de ducha.